Apresentação Histórica do Curso

O Programa de Reestruturação e Expansão (PRE) da UFRJ foi criado em 2007 em adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Governo Federal, que tinha como meta a ampliação ao acesso e a permanência na educação superior (BRASIL, 2007). O PRE UFRJ abrangia dentre outras ações, a criação de novos cursos diurnos e noturnos no período entre 2008 e 2012 (ANTUNES, 2016). Neste caminho, o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) apresentou a proposta de criação do Curso de Gastronomia da UFRJ.
A proposta foi concebida a partir de inúmeras pesquisas de dados, visitas técnicas e reuniões, além de Oficinas de Trabalho, sobre diversos temas afins à Gastronomia, com profissionais da área e docentes que atuavam em cursos técnicos, tecnológicos e de especialização em gastronomia junto às Universidades Estácio de Sá, UNIRIO, UNISUAN, SENAC e Universidade Anhembi Morumbi / São Paulo. Também participaram professores de diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Os pontos consensuais, gerados a partir das reuniões, pesquisas e oficinas de trabalhos, listados a seguir, contribuíram para a elaboração da proposta de Projeto Pedagógico. São eles:
● A criação do curso em uma universidade pública teria importante papel na questão de inclusão social, uma vez que não existiam cursos de bacharelado em Gastronomia na Região Sudeste;
● A partir da criação do curso, ampliaram-se as oportunidades de acesso a um ensino de graduação em gastronomia e a cursos de extensão de qualidade para a comunidade do entorno da UFRJ;
● A formação de profissionais generalistas com conhecimento amplo nas áreas que compõem o setor da Gastronomia – gestão, hospitalidade e alimentos - atenderia a uma demanda crescente da sociedade por profissionais com este perfil;
● A garantia de área física adequadamente equipada (um setor administrativo e um complexo laboratorial de ciência de alimentos
e gastronomia) planejada seria condição para o cumprimento das atividades práticas que deveriam compor a proposta curricular do curso de Gastronomia e de atendimento, também, à demanda por ampliação de vagas do curso de graduação em Nutrição;
● As parcerias com empresas dos setores público e privado poderiam contribuir para viabilizar a implantação do curso de Gastronomia.
A proposta apresentada pelo INJC foi aprovada pelo CONSUNI em 10/06/2010 e o curso de Gastronomia foi implementado no segundo semestre de 2011, completando 10 anos neste ano de 2021.

A Revista da Gastronomia da UFRJ é uma publicação dos alunos do Curso de Bacharelado em Gastronomia  e  é produzida, em princípio, para registrar as ações de colegas empreendedores nas Feiras Gastronômicas e Culturais que acontecem no Parque Tecnológico da UFRJ.

A presente edição trata das Feiras que aconteceram em dezembro de 2016 e outubro de 2017.

Boa leitura.

Clique na imagem

revistagast

acesso  ouvidoriaufrj  capes  cnpq  Faperj  paltaformalattes   periodicos   sigma  twitter  youtube